História


A ideia de criar a Memory Keepers é uma história que se pode contar em 3 atos.

Primeiro Ato - Idea is Born

Os 3 empreendedores deste projecto foram verificando ao longo da sua vivência pessoal que grande parte dos amigos e familiares mostravam uma preferência natural pela cremação, em casos de falecimento dos seus entes queridos. Esta vontade era conduzida não só por preocupações ambientais, mas também pela possibilidade de partilha dos restos mortais, ajudando assim a diminuir distâncias entre familiares que viviam em locais/países diferentes.

Segundo Ato - Idea Meets Business

A inexistência no mercado Português de urnas com um design sóbrio, distinto e emocional, foi a alavanca primordial para o nascimento da ideia dos Guardiões das Memórias dos entes queridos (Memory Keepers).

Terceiro Ato - Idea Gets Shape

A tradição histórica Portuguesa de produção de peças em porcelana, material nobre, puro e com uma resistência impar, veio dar forma à ideia da Memory Keepers;

Homenagear e perpetuar as memórias dos entes queridos em peças únicas, puras e simbólicas.



A Memory Keepers é uma marca europeia que produz e comercializa urnas para cinzas de cremação em porcelana. O seu principal objetivo é o de ajudar as pessoas que perderam os seus entes queridos, a preservar memórias. A Memory Keepers permite a recordação dos entes queridos através da combinação de desenhos e formas, em peças de arte únicas e memoráveis.

As urnas que a Memory Keepers tem ao dispor apostam claramente no design vanguardista e na qualidade suportada pela reconhecida tradição portuguesa na produção artesanal da mais fina porcelana em caulinos ingleses.

Todas as urnas são produzidas em porcelana, através de um modelo de Contract Manufacturing, no âmbito de uma parceria com a “SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça SA”, uma das mais conceituadas empresas portuguesas da indústria cerâmica e que reúne todas as competências internas para o desenvolvimento e produção das peças.

A conceção criativa, por seu lado, é feita por um conjunto de promissores Designers que vão ao encontro de novas tendências e que oferecem uma combinação de estilos abrangente, dos mais clássicos aos mais contemporâneos, adequando-se assim a um perfil de consumidores alargado. Para além disso, a empresa permite aos seus clientes a personalização das urnas, mediante encomenda, sendo também possível a aplicação de decalques/frases personalizáveis.

A equipa que constitui este projecto de empreendedorismo apresenta um elevado leque de qualificações e uma longa experiência profissional na gestão e administração de empresas. Atualmente, os empreendedores deste projecto desenvolvem a sua atividade na área de gestão de ativos e planeamento financeiro.

Missão
e Valores


A Memory Keepers (MK) tem como missão produzir e comercializar urnas para cinzas que sejam reconhecidas no setor funerário pela sua qualidade e design inovador. A oferta é disponibilizada tanto em urnas standard como em urnas personalizados, em função das solicitações dos clientes.

Os valores que caracterizam a Memory Keepers são:

  • Satisfação do cliente;
  • Competência e inovação;
  • Valorização humana;
  • Compromisso e responsabilidade;
  • Orientação para o cliente.

Parcerias


rose-logo

RO·SE é desenhada por uma atitude “DESIGNING BEYOND BOUNDARIES“.

A sua dupla criativa desenvolve projectos de design global: produto, ambientes, gráfico e criação de marcas.

A experiência, de ambos os elementos, adquirida ao longo de mais de 10 anos, com precursos distintos, permite hoje em dia, em equipa e sinergeticamente, projetar e potenciar marcas e produtos de empresas, nas mais diversas áreas.

O resultado da parceria RO·SE e MK é a mais recente demonstração da capacidade criativa que os designers aportam aos seus parceiros.

RO·SE
are red
Ideas are blue
That`s why we love
Working with you

profile-team

ROgério Santos

Licenciado em design pela universidade de Aveiro em 2005, colaborou num gabinete premiado a nível nacional e internacional de 2005 a 2011. Desde então que é professor auxiliar convidado na universidade de Aveiro e desenvolve, paralelamente, a atividade de designer independente. Integra projetos com equipas multidisciplinares na indústria, na investigação e em startups.
O design do produto desenvolvido para a Findster Technologies é um sucesso a nivel mundial, atualmente com utilizadores em mais de 50 países.

SÉrgio Barbosa

Licenciado em Design pela ESAD CR nas Caldas da Rainha, em 2003. Desde então, na sua atividade profissional, tem colaborado com várias empresas do ramo da publicidade, das estruturas metálicas e do sector da cerâmica (louça utilitária, revestimentos e pavimentos), tendo como principais funções de criativo e gestor de design.
Desenvolveu vários projetos de ambientes e stands em feiras nacionais e internacionais para a empresa de pavimentos cerâmicos Labicer.
Participou em várias exposições nacionais e internacionais, tendo sido premiado tanto na área do design como da fotografia.

spal-logo

Começou por ser a primeira empresa a promover um concurso de design na indústria cerâmica, apenas cinco anos após a sua fundação em 1965.

No portfolio da  “SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça SA”, encontramos conceituados designers nacionais e internacionais e, acima de tudo, uma metodologia de trabalho que tem merecido o reconhecimento, não só através de prestigiados prémios internacionais, como o Design Plus Award e de influentes gabinetes de tendências; mas acima de tudo, de um notável conjunto de marcas nacionais e internacionais com as quais tem vindo a desenvolver o seu trabalho.

A SPAL conta ainda com o seu próprio estúdio de design, o SPAL Studio, preparado para responder às solicitações dos mais exigentes clientes nacionais e internacionais. Coloca atualmente as suas criações em mais de 45 países tendo adotado uma metodologia de trabalho de exigência e rigor, em consonância com o seu portfolio de clientes e respetivos standards internacionais.

image-1
image-1
image-1
image-1
image-1
image-1

Processo produtivo


As urnas Memory Keepers (MK) são produzidas em porcelana, em parceria com a “SPAL – Sociedade de Porcelanas de Alcobaça SA”.

O processo produtivo da porcelana inicia-se com uma criteriosa escolha de matérias-primas, sendo estas constituídas em cerca de 50% por caulinos provenientes, na sua maioria, do Reino Unido, onde são reconhecidos pela sua qualidade, elevado desempenho e brancura. Em volumes menores são ainda utilizados o feldspato e a sílica.

Na secção de Olaria, área destinada à produção de peças ocas, inicia-se o processo de combinação e transformação destas matérias primas através de uma técnica de enchimento de moldes de gesso para os quais é utilizada pasta líquida de porcelana. A formação da peça vai depender da capacidade de absorção do gesso e do tempo de repouso da pasta no interior do molde. Esta técnica exige grande experiência e mestria por parte dos Oleiros, de modo a garantir a qualidade do produto final.

Depois de devidamente secas, as peças sofrem o primeiro processo de cozedura a cerca de 1000 graus, conferindo-lhes resistência mecânica que permita dar continuidade ao processo de fabrico, nomeadamente ao processo de vidragem que, no caso específico das urnas MK, é um processo manual.

Seguidamente, as peças são sujeitas a um segundo processo de cozedura a aproximadamente 1380 graus, adquirindo nesta fase a brancura, resistência, dureza e porosidade zero que são características distintas da porcelana e que tornam este material não só muito atractivo do ponto vista visual como também macio ao toque, para além de ter um superior desempenho higiénico-sanitário face a outros materiais desta mesma indústria.

Após a segunda cozedura, as peças encontram-se em condições de serem provisoriamente armazenadas (armazém de branco) para serem posteriormente utilizadas de acordo com o planeamento de produção definido.

A aplicação da marca no verso da peça é então realizada através de decalque, sofrendo a mesma de seguida uma terceira e última cozedura. Também no caso de peças decoradas por aplicação de decalques, filagens ou pintura com sprays, há lugar a uma terceira cozedura, que ocorre a uma temperatura que poderá variar entre 820 e 1240 graus, dependendo do tipo de decoração aplicada.

Ao longo de todo o processo industrial são realizados testes de controlo de qualidade e é supervisionada a adequação da produção face aos standards de qualidade definidos. Assim, de forma a assegurar a qualidade do produto final, as urnas passam pelo menos por duas fases de verificação e escolha ao longo de todo o seu processo de produção.

Depois de um processo final de escolha, as urnas são embaladas e acondicionadas para expedição.

Cada peça demora em média 3 semanas a ser produzida e o processo produtivo envolve cerca de 6 pessoas.

processo-produtivo-1
processo-produtivo-2
processo-produtivo-3
processo-produtivo-4
processo-produtivo-5
processo-produtivo-6